Celular mostrando na tela um perfil do Instagram

Por mais engajamento e menos tráfego.

O Instagram é hoje o canal de comunicação mais usado e por consequência, o que mais vende. Por isso, mais do que nunca, você ou a sua marca precisam estar presentes. Não basta ter uma conta ativa. Você precisa se destacar dentre milhões de usuários e para isso, é necessário entender algumas estratégias e ficar por dentro de atualizações e novidades.

Durante muitos anos, o que importava eram os números de seguidores e curtidas, as famosas “métricas de vaidade”. Em 2021, esta não é mais a realidade. A verdade é que as pessoas clamam por mais engajamento e menos tráfego. Muito apontam o tráfego pago, onde você investe dinheiro e consegue divulgar a sua informação ou produto para o nicho, como solução. De fato, ainda é uma das ferramentas mais utilizadas pois permite direcionar a sua mensagem para o público correto. Mas, independente disso, o foco é que o conteúdo produzido atraia a audiência para que ela comente, interaja e salve as publicações.

É aí que chegamos ao famoso engajamento, que nada mais é que a interação e conexão com o seu público. A mensuração desse engajamento pode ser avaliada através de curtidas, visualizações, mensagens no direct, salvamentos ou até mesmo comentários. Basicamente, é esse tipo de interação que o Instagram considera como engajamento.

Uma boa notícia nesse gigantesco universo das redes sociais é que os algoritmos do Instagram estão cada vez menos preocupados com o tamanho do seu público. Na verdade, eles estão se importando mesmo é com o engajamento dos seus seguidores, se eles comentam, curtem ou compartilham etc. Então, não adianta ter mais de 100 mil seguidores, se eles não interagem com o seu conteúdo. Se não há engajamento, significa que o que você produz, chegará cada vez menos e sempre para um número restrito de pessoas. Ao produzir conteúdo de valor para os seus seguidores, eles não vão apenas rolar o feed. A tendência é que sempre voltem para acompanhar mais conteúdo.

Uma coisa que gostamos de falar aqui na FatoMais é que não existe fórmula pronta. Mas estar por dentro de algumas técnicas ajuda bastante. Afinal, comunicação sem estratégia é coisa do passado. Pensando nisso, reunimos alguns pontos que podem ajudar bastante nessa busca por conexão com seus seguidores:

Identidade visual – uma dica para melhorar o engajamento do seu perfil no Instagram, é criar uma identidade visual. Pense nas cores, conteúdo, personalidade, missão e todas as características que farão com que o seu perfil se diferencie. Não se esqueça de postar fotos com boa resolução e numa paleta de cores convergente. O importante é apostar numa paleta de cores agradáveis, que realmente defina a identidade da sua marca e que prenda os usuários nos seus posts.

Conteúdo – mensagens relevantes e de qualidade também são bem-vindos. Não adianta postar qualquer coisa e de qualquer maneira, só para cumprir a obrigação do “post do dia”. Priorize conteúdos que acrescentem algo novo, que faça a diferença na vida dos seus seguidores. Informe sobre algum diferencial da sua marca, poste sobre temas relevantes, ou até mesmo, sobre assuntos do momento. O interessante é transformar o seu perfil em um canal de comunicação que agregue valor para quem te acompanha, não apenas ao seu produto. Ofereça também algum tipo de valor ao usuário, seja na forma de entretenimento, informação ou ambos os casos.

hashtags – use hashtags com sabedoria. Você já sabe que as hashtags (#) são ferramentas que podem ampliar o alcance do seu perfil, certo? De modo geral, elas geram um hiperlink para acesso a outros conteúdos que a utilizam. Então, ao colocar uma #, você estará colocando o seu post em uma página específica daquela #. Um conteúdo certeiro poderá ir para a sessão “explorar”, o que aumenta as opções de visualização do conteúdo por outros públicos e consequentemente um número maior de pessoas. Para isso, é fundamental selecionar as # corretas, que façam sentido ao conteúdo que você está postando. Dessa forma, pesquise por termos que tenham boa frequência na rede e que, principalmente, sejam aderentes ao que você está postando.

Uma dica valiosa é criar a sua própria #, com o nome da sua marca ou de alguma campanha ou evento vinculado ao seu propósito. Isso facilita quando o usuário quer encontrar determinado conteúdo e ainda ajuda a fixar o nome do seu negócio no imaginário das pessoas. Mas, cuidado! Existem # que estão banalizadas pelos algoritmos do Instagram, justamente pelo mal uso que alguns usuários fazem delas. Como por exemplo, #Sextou.

Vídeos e imagens do momento – use e abuse dos formatos oferecidos pelo Instagram como Reels e Stories. Este último por exemplo, possibilita não só interagir com os seus seguidores, mas saber o que eles pensam e como estão reagindo aos seus conteúdos. Invista em enquetes sobre assuntos relacionados a sua marca, coloque caixinhas de perguntas para trocar com os seus seguidores, questione o que eles gostariam de ver no seu perfil etc. Além de permitir se comunicar de forma espontânea com eles, os stories oferecem recursos como hashtags (#), a geolocalização e a possibilidade de selecionar os destaques, para que fiquem em evidência no seu perfil.

Destaques – nos destaques você pode e deve colocar as informações mais relevantes que o seu público precisa saber. Como por exemplo, quem é a sua marca, as principais informações, dúvidas, produtos e tudo que o seu público precisa saber sobre você e o seu produto.

Defina seu público-alvo – como postar, se você não sabe quem realmente está vendo? Essa é uma das principais estratégias, que precisam ser levadas em consideração antes de postar um conteúdo. Para conseguir mais engajamento no Instagram, defina o seu público-alvo e assim você saberá o que é relevante para esse grupo e pessoas.

Por mais engajamento e menos tráfego
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