Comunicação e assessoria de imprensa são importantes aliadas nas estratégias de ESG

Comunicação e assessoria de imprensa são importantes aliadas nas estratégias de ESG.

Atuar de forma sustentável é um caminho buscado diariamente pelas empresas, colaborando inclusive, na gestão de riscos e melhores resultados. Neste sentido, temos visto ao longo dos anos, expressões como responsabilidade ambiental e social, gestão, boas práticas e outras, que deixaram de ser apenas expressões para se tornarem realidade no cotidiano das empresas fazendo a diferença para a sociedade. Agora, um novo termo chega para sintetizar tudo isso e dominar o mundo corporativo: ESG. E nós da FatoMais Comunicação não poderíamos deixar de falar do assunto, que significa “Environmental, Social and Governance”, muito usado para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Afinal, a comunicação e assessoria de imprensa são importantes aliadas nas estratégias de ESG.

Pra você ficar por dentro dos principais processos que permeiam o termo, nós buscamos alguns exemplos, observando cada um dos termos que compõem a sigla.

Environmental é sintetizado pela letra “E” e de forma geral, diz respeito à preservação do meio-ambiente:
Poluição do ar, água e até do solo;
Emissão de carbono e aquecimento global;
Conservação da biodiversidade;
Desmatamento;
Gestão de resíduos;
Eficiência energética.

A letra “S” de Social trata da relação de uma empresa com as pessoas, o que facilmente nos remete a Relações Públicas. Entre as práticas, podemos listar:
Satisfação de clientes;
Relacionamento com a comunidade;
Proteção de dados e privacidade;
Diversidade no quadro de colaboradores;
Engajamento da equipe;
Respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.

A letra G de Governance sintetiza as boas práticas na administração de uma empresa:
Composição do Conselho;
Estrutura do comitê de auditoria;
Conduta corporativa;
Remuneração dos executivos;
Relação com entidades do governo e políticos;
Existência de um canal de denúncias.

Agora que você avaliou a profundidade de cada uma dessas expressões, é hora de pensar em como a Comunicação pode contribuir com o seu negócio. Não se trata apenas ao fato de dar visibilidade à adoção dessas práticas, que muitas vezes representam uma mudança de paradigma nas relações entre as empresas, seus investidores e sociedade. Mas sim de criar consenso, investindo numa comunicação personalizada para cada um dos steakholders estratégicos ao processo. Isso é importante, porque apesar de falarmos em consenso e comunicação unificada, cada público reage de um jeito a determinada informação ou projeto.

Eventos, manuais para guiar investimentos, pesquisas e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade ou mesmo o planejamento são algumas entregas de comunicação inerentes a ESG. Também é possível definir narrativas e o melhor posicionamento de como essas iniciativas serão comunicadas e levadas aos diferentes públicos.

Outro ponto a ser considerado quando se pensa em comunicação e reputação, está ligado ao fato de garantir veracidade ao que é divulgado, utilizando dados comprobatórios e relatos humanizados. E agora que sabemos que comunicação e assessoria de imprensa são importantes aliadas nas estratégias de ESG, uma dica muito importante é entender que elas não devem ser aplicadas como marketing.

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Comunicação e assessoria de imprensa são importantes aliadas nas estratégias de ESG