Mesa de trabalho com laptop, celular, caderno e um café servido na xícara.

Conta pra gente…Qual é a sua ferramenta preferida?

Enquanto as empresas definem se o home office está só de passagem ou se o que prevalece é o formato de expediente híbrido, um novo hábito parece que veio para ficar: as ferramentas de gestão e produtividade de tempo. Além de contribuírem para uma cultura mais digital, não há dúvidas da eficácia delas em nome da qualidade e otimização do tempo.

Que o planejamento é uma ferramenta indispensável, pouca gente duvida. A questão é que nem todo mundo o aplica, observando prazos e prioridades. Nós, que atuamos com comunicação, estamos sempre preparados para administrar o tempo, lidar com situações inusitadas sem perder o foco em resultado. Por aqui, seguimos apostando em deadlines tangíveis, com espaços para encaixar urgências e tempo para criar conteúdos atrativos. Soma-se a isso, muito foco para evitar executar várias coisas ao mesmo tempo. Com uma equipe qualificada sabemos que isso é totalmente possível.

Mas, independentemente do tamanho da sua equipe ou da ferramenta de produtividade utilizada, o cuidado com a gestão do tempo é fundamental. É por isso, que decidimos compartilhar algumas dicas, que podem ser aplicadas por organizações de qualquer porte:

DELEGUE TAREFAS
Delegar é uma função importante para quem lidera. Esqueça o líder centralizador. Dar mais responsabilidades às pessoas da sua área, respeitando habilidades e conhecimentos, colabora para que você descubra novos talentos dentro da sua equipe.

INVISTA NUMA RELAÇÃO DE PRIORIDADES
Como profissionais da área de comunicação não dispensamos um bom papel. O planejamento começa na mente, pode ser desenhado no papel, mas é no computador através da ferramenta escolhida, que você consegue mapear o que é prioridade e definir o foco. Faça uma lista das tarefas que exigem uma execução/finalização rápida e devem ser terminadas no mesmo dia. Foque nas que são mais importantes e as classifique como importantes, urgentes, necessárias e delegáveis. O foco nessas tags são importantes porque não adianta pensar em terminar uma atividade Y no mesmo dia se você sabe que ela exigirá mais tempo.

NÃO PROCRASTINE
Procrastinar é uma atitude que rouba tempo e energia. Evite negligenciar as tarefas mais complicadas ou menos prazerosas. Pense porque aquela tarefa é importante e qual seu resultado em curto, médio e longo prazo.

EVITE FAZER VÁRIAS COISAS AO MESMO TEMPO
Evite situações de estresse assumindo mais atividades do que é capaz de entregar. Caso você se veja sobrecarregado, saiba dizer um “não” de maneira educada, explicando seus motivos. O ser humano faz melhor suas atividades quando foca e concentra em uma coisa de cada vez. Ser multitarefas pode estar sabotando a sua produtividade.

SEJA O DONO DO SEU TEMPO
Comece cedo e invista em pausas no decorrer do dia. É importante sempre deixar um espaço de duas a três horas para urgências que venham a surgir. Dedique tempo para
sentar, pensar e planejar. Esse controle sobre o tempo ajuda a se manter calmo, criativo e com uma mente mais livre. Conforme o dia vai passando o nível de energia diminui, o que afeta a produtividade e, por consequência, sua performance no trabalho.

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