Por que o Planejamento de Comunicação pode ser tão valioso à sua marca

Por que o Planejamento de Comunicação pode ser tão valioso à sua marca.

Comunicação e marketing. Ciências diferentes, porém, complementares. Em linhas gerais, o marketing é responsável pela venda do produto, definindo canais, atributos, precificação e outros, enquanto a comunicação define o formato para que o melhor conteúdo chegue a seu público-alvo. Que ambos são muito mais eficazes quando integram um planejamento estratégico, poucas pessoas questionam.

Mas você já parou para pensar porque algumas marcas se destacam mais do que as outras? Quem não é visto não é lembrado. A frase popular alerta sobre a perda de atenção quando uma pessoa ou marca se ausenta do relacionamento ou de sua presença na mídia.

O share of voice ajuda a entender de que forma a sua marca é conhecida, avaliando o volume de assuntos relacionados ao seu mercado e as menções diretas ao seu negócio. A boa notícia para quem busca uma “fatia de voz” é que dá para estimular menções positivas tanto nas redes, quanto na imprensa através de um trabalho profissional de comunicação. As ferramentas para isso podem incluir a pesquisa de imagem, assessoria de imprensa, eventos e relações públicas, passando pelo marketing digital ao relacionamento com influenciadores digitais.

O planejamento de comunicação envolve desenhar como a empresa deseja ser reconhecida pelo mercado, respeito ao propósito e identidade da marca. Nesse trabalho, outra premissa é que o processo de entender a organização, definir estratégias, estabelecer objetivos reais, mensurar e avaliar resultados deve ser contínuo. Também são fundamentos do planejamento de comunicação, o cuidado em estabelecer métricas que comprovem de que forma os resultados estão sendo alcançados.

Ah, nesse processo de construção de marca, sempre tão dinâmico, não basta captar a notícia ou menção. É preciso avaliar cada resultado alcançado. A análise das informações contribui na tomada de decisões tanto do cliente, quanto da assessoria. Só por aí, já concluímos que apesar de não ser ciência exata, a comunicação planejada oferece inúmeras ferramentas que comprovam a sua relevância e o quanto é capaz de contribuir com o planejamento de marketing. O monitoramento das menções nas redes sociais ou na mídia espontânea, a classificação e valoração dessas menções observando alcance, impacto ou retorno sobre o investimento são alguns caminhos. Para concluir, o mais importante é entender que a comunicação é eficaz quando o seu target entende claramente a sua mensagem. E é por isso que uma assessoria de comunicação corporativa é tão estratégica, podendo fazer total diferença no seu negócio.

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