O Marketing, as emoções e o Natal

O Marketing, as emoções e o Natal.

O ano é diferente, mas o clima de Natal está no ar, trazendo leveza e boas lembranças de
momentos lúdicos e sensações de encantamento. Sim! O Natal é tudo isso e muito mais. É a
época mais aguardada pela maioria das pessoas, independente da idade. Sendo um momento
capaz de conquistar a atenção, é também oportunidade valorizada por empresas para se
diferenciarem, relacionar e proporcionar experiências. Em meados de novembro, já conseguimos
observar a movimentação do varejo e indústria, apresentando suas estratégias de marketing.


Em muitos segmentos da economia, dezembro é o mês com maior número de vendas. Tem o 13º
salário e, com mais dinheiro movimentando, aquele sentimento de que devemos celebrar em
família, com amigos e compartilhar não apenas momentos, mas festas e presentes.

O marketing que valoriza a emoção ganha ainda sentido em épocas festivas. Então, as marcas
com melhor performance investem forte em datas comemorativas como Mães, Páscoa,
Namorados, Natal e muitas outras. Elas se preparam para gerar vendas, conquistar novos
clientes, fidelizar aqueles com quem já se relaciona, se conectar com as emoções tão valorizadas
pelos consumidores.


Apesar de não pararmos para pensar racionalmente na origem desse comportamento, essas
tradições vêm se perpetuando por anos, validando hábitos de consumo, frutos das inúmeras
estratégias de marketing. Tradicionalmente, as datas comemorativas são oportunidades para que
sua marca se diferencie. E já que estamos atentos a todo esse clima de Natal, listamos algumas
estratégias básicas, que podem ser aproveitadas por sua marca em diferentes épocas do ano,
tanto para gerar conteúdo, quanto fortalecer relacionamentos.


Ambientação
O cuidado em preparar o espaço físico para receber, valorizando o clima de Natal, Páscoa ou mês
das Mães, é um diferencial capaz de conquistar atenção e tráfego de clientes. Invista numa
ambientação de luzes, cores e que conversem com a sua identidade de marca. Não se esqueça
da música e de uma boa acolhida, que pode ser reforçada a partir da vestimenta dos
colaboradores.


Social Media
Não é apenas a presença física, que deve mudar em épocas de datas comemorativas. Garanta
que suas redes sociais abordem temas natalinos, por exemplo, com dicas para celebrar as
diferentes datas comemorativas do ano e claro, sempre valorize oportunidades de aproximação
com seus clientes.


Promoções
Investir em promoções e ofertas especiais em datas comemorativas, além de atuar como reforço
de marca, é uma estratégia capaz de envolver e conquistar o consumidor. Cuide para que o
processo seja transparente e de fato, entregue algum benefício ao cliente.


Campanhas
As emoções desempenham um papel importante nas decisões de compra do consumidor. Muitas
vezes, a compra é movida pela maneira como sentimos em dado momento. O Natal, por exemplo,
tem essa capacidade de aflorar sentimentos como amor, união familiar, generosidade e gratidão,
o que torna a data perfeita para cativar e se destacar ao investir em emoções e experiências
positivas. O importante em cada estratégia de marketing é se conectar ao que é importante na
mente do consumidor.

O Marketing, as emoções e o Natal
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