Estratégias de conteúdo e SEO aumentam a visibilidade da sua marca

Estratégias de conteúdo e SEO aumentam a visibilidade da sua marca.

Quando surge aquela dúvida sobre determinada expressão, serviço ou produto, a solução é quase unânime: dar um google ou simplesmente pesquisar nos mecanismos de busca. Mas, você já parou para pensar como o Google seleciona o que é importante ao exibir as respostas? Se sua empresa deseja se destacar quando um potencial cliente fizer uma busca pela internet é preciso estar atento a algumas estratégias de conteúdo e SEO. A sigla que significa Search Engine Optimization nada mais é do que a otimização de sites, blogs e páginas na web para que melhor apareçam nos mecanismos de busca.

Há inúmeros métodos para gerar visibilidade a partir de conteúdos orgânicos e personalizados. Hoje vamos falar de textos pensados para atrair o interesse do internauta, especialmente se o seu site tem um espaço para blog ou inserção de notícias. Se o caminho é o conteúdo orgânico, é interessante ter em mente que os resultados nem sempre são rápidos. Mas, a boa notícia é que requerem baixo investimento. Basta apostar na criatividade, ações bem planejadas, tempo e dedicação. E nós já falamos por aqui sobre a importância de uma comunicação planejada, alinhada aos propósitos de cada marca, para gerar bons resultados e share of voice, não é mesmo?

Portanto, antes de começar a produzir seus conteúdos, uma dica importante é monitorar o tráfego do seu site. Assim você terá parâmetros para entender quais conteúdos geram mais interesse ou acessos. Para isso, basta configurar o domínio no Analytics e o Search Console. Essas ferramentas são gratuitas e ajudam a entender de que forma os usuários visitam o seu site.

Não sabe do que falar? Lembre-se que os conteúdos devem ter sintonia com o seu negócio, porém precisam ser direcionados a temas de interesse do seu cliente. Por isso, ao criar o texto é interessante realizar uma pesquisa de palavras-chave. Utilize ferramentas para fazer uma análise das palavras que melhor se encaixam ao negócio da sua empresa, ou seja, as expressões mais pesquisadas pelos usuários na internet. Ao escolher as expressões, cuide para que elas sejam inseridas corretamente no texto. É importante que a palavra-chave apareça no título, subtítulo, primeiro e último parágrafos. Os links para acesso a conteúdos de apoio também são estratégias interessantes, especialmente quando convidam o leitor a navegar em outros conteúdos do seu site ou blog.

Use e abuse de imagens de qualidade, que chamem a atenção. Mas, cuidado. Se seu site costuma demorar a carregar, você certamente terá dificuldade em ranqueá-lo no Google. Então, ao escolher o layout e imagens, certifique-se que o conteúdo será exibido com facilidade, em especial em smartphones. Muitos usuários desistem de acessar um site quando ele demora para se mostrar legível e navegável.

Outros pontos a se atentar são frequência e atualização. Sites atualizados têm mais chances de aparecer nos mecanismos de busca, ao passo que quanto mais você investe em novos conteúdos, mais acessos e internautas tendem a acompanhar o seu canal. Nessa jornada de atualização há inúmeras ferramentas disponíveis no mercado. Uma delas é a Semrush, que oferece diversas funcionalidades para corrigir, melhorar e acompanhar a performance do seu site. Pequenas empresas também contam com uma valiosa ferramenta gratuita o Google Meu Negócio, que é mais uma estratégia para aparecer nos resultados quando alguém buscar diretamente pelos seus serviços.

Com essas dicas, você não precisa ser um profundo conhecedor do algoritmo do google para começar a produzir e interagir com a sua audiência. E lembre-se: apesar das inúmeras estratégias de conteúdo e SEO aplicadas pelos estudiosos do marketing digital, vale sempre apostar na sua autoridade para levar conteúdo relevante e se relacionar com confiabilidade e frequência junto a sua audiência.

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