Homems de terno se equilibrando numa corda bamba no alto de uma cidade

Sua empresa tem um manual de crises?

Você já parou para refletir sobre os tipos de crise que podem afetar o seu negócio? A resposta mais comum é “credo! Não gosto de pensar em coisas ruins. Deus me livre!”. Mas, para as empresas atentas à gestão de marca, esse é um exercício natural e frequentemente revisado. É por isso que dando continuidade à nossa sequência de posts sobre gerenciamento de crises, vamos falar sobre o tema “a sua empresa tem um manual de crises?”

Se tem uma verdade sobre crises é que elas atingem todo o tipo de organização, profissional ou pessoa pública. Mas será que elas chegam sempre sem avisar? Se assim como nós, você acredita que um bom caminho é se preparar, esse post é pra você.

Elaborar um manual de prevenção de crises envolve escutar diferentes áreas de uma empresa.  A comunicação, além de mapear em textos os diferentes cenários, desenvolve em conjunto com a liderança, um guia para ação nos mais diferentes cenários e compartilha o melhor caminho com áreas-chave dentro da organização.

Quando a crise bate à porta, a organização precisa reagir. Não é mais momento de planejar. Afinal, as 48 primeiras horas são decisivas ao processo de gerenciamento.

Em situações-limite, um trabalho profissional de comunicação colabora para tornar comum o posicionamento da empresa e aplicá-lo mais rapidamente. Nesse processo, os colaboradores devem ser vistos como aliados estratégicos. Se sua empresa tem um manual de crises, o guia irá oferecer orientações claras de como envolvê-los e o melhor momento para que cada um faça a sua contribuição para o sucesso do processo.

Sua empresa tem um manual de crises?