Duas pessoas com guarda chuvas se protegendo de uma ventania

Seu negócio já sobreviveu a outras crises?

“É a capacidade de enfrentar crises que torna alguém estrategicamente importante”. Logo, se formos te falar das centenas de crises gerenciadas pela FatoMais nos últimos 17 anos, ia rolar textão. Hoje trouxemos essa afirmação do historiador Leandro Karnal, apenas pra te contar que se seu negócio já sobreviveu a outras crises, isso com certeza fez a sua marca mais preparada.

Toda organização independente do porte está sujeita a crises. E regra geral, as que sobrevivem se tornam mais fortes e cada vez mais preparadas. Outra boa notícia é que 86% das crises são previsíveis. Ou seja, dá para se preparar e atenuar seus efeitos a exemplo do que falamos no post sobre o manual de crises e os tipos de crises mais comuns.

Também falamos, que se a crise chegou é hora de agir! Quando a gente trabalha no gerenciamento de crise, o foco é a imagem de quem está sendo afetado pela crise. É essencial o cuidado na escolha das palavras, da mensagem que será defendida pelo porta-voz e o tom do press release.

Se a assessoria é contratada após a crise estar instalada, requer uma agilidade ainda maior na interface com o público interno. Isso inclui uma análise para conhecimento sobre qual é a percepção de imagem para conseguir atuar nos pontos mais afetados. É por isso que o monitoramento das mídias de imprensa e redes sociais são tão relevantes.

Há ainda outras frentes de trabalho como identificar quem irá compor a equipe de crise, o chamado comitê; identificar e treinar os porta-vozes; estabelecer protocolos de comunicação valorizando as key messages, selecionar públicos prioritários e, principalmente, antecipar-se a novos fatos que possam intensificar a crise. Lembre-se que o processo requer um acompanhamento e análise contínua. Afinal, mesmo se o seu negócio já sobreviveu a outras crises, temos certeza que você não deseja reprisá-las.

Seu negócio já sobreviveu a outras crises?
Tags: