Três pessoas com a brincadeira do telefone sem fio, não entendendo qual a mensagem que estão ouvindo

O sucesso e o fiasco na hora de se expressar

Quando o assunto é comunicação, o que o outro entende é muito mais importante do que o que você fala ou escreve. Então, investir em recursos para que a sua mensagem seja compreendida corretamente é algo relevante e que pode fazer toda diferença entre o sucesso e o fiasco na hora de se expressar.

Você já reparou como alguns recursos de linguagem vêm mudando ao longo dos anos? Quem tem idade superior a 40 anos deve se lembrar daqueles discursos com palavras rebuscadas e de difícil entendimento. Num passado não tão distante, era comum usar expressões pouco conhecidas do grande público. Isso demonstrava que o interlocutor tinha um conhecimento mais amplo do que os demais.

Felizmente, esse processo veio evoluindo e hoje comunicar bem não está relacionado ao uso de palavras diferentes ou desconhecidas pela maioria das pessoas. Ao contrário, quanto mais acessível é um discurso, texto, vídeo ou post, mais chances eles têm de se conectar com uma audiência maior e mais qualificada.

Quer outro exemplo? Uma das premissas do media training, evitar termos técnicos ou em inglês, são dicas valiosas para quem busca se comunicar bem. No caso de uma entrevista para a imprensa, é sempre um bom caminho apostar em exemplos práticos e de fácil entendimento. E novamente, o vocabulário pode ser simples. Mas não confunda simplicidade com desleixo no português. Prefira palavras acessíveis e se tiver de usar termos técnicos, explique o significado.

Essas dicas valem para todas as áreas e aqui na FatoMais Comunicação tentamos aplicá-las ao máximo. Em ocasiões que percebemos o cliente pouco familiarizado com expressões como press-kit, clipping, follow up, buscamos formas e exemplos para nos fazer entender porque ninguém é obrigado a saber de tudo. Acreditamos que todos os dias aprendemos algo novo e essa troca com o cliente é sempre muito rica.

E não podemos negar que foi daí que veio nossa inspiração para uma série de posts para o nosso Instagram. Por isso, no próximo mês, nossas redes sociais trarão diversas explicações de termos relacionados à rotina de uma assessoria de comunicação. Criamos a editoria Dicionário de Comunicação para dividir com você termos técnicos da nossa área. E mais uma vez lembre-se: a diferença entre o sucesso e o fiasco na hora de se expressar também inclui a capacidade de empatia, de perceber o outro e o impacto que a sua mensagem pode gerar.

O sucesso e o fiasco na hora de se expressar
Tags: